Caixa Cultural

Curitiba

O início da história da CAIXA Cultural Curitiba remete à década de 1980, no 14º andar do edifício matriz da CAIXA em Curitiba, sendo transferida, em 1989, para o endereço onde se encontra atualmente.

Localizada no centro de Curitiba, cidade que é referência mundial em urbanização e qualidade de vida, a CAIXA Cultural faz parte do chamado Corredor Cultural da cidade e está próxima à Praça Santos Andrade, onde se encontram dois dos principais pontos históricos e culturais de Curitiba, o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná e o Teatro Guaíra. A região contempla diversos hotéis, restaurantes, cafés e o mais antigo parque da cidade, o Passeio Público.

O espaço da CAIXA Cultural Curitiba oferece aos visitantes a Galeria da CAIXA no Mezanino um espaço de exposições com foyer e uma ampla sacada, ideal para realização de eventos de abertura de exposições; a Galeria do Térreo, espaço em que funcionava a antiga Sala da Memória e que em 2014 foi totalmente remodelado, transformando-se num novo espaço expositivo e o Teatro da CAIXA, com capacidade para 125 pessoas, que abriga eventos de música, dança, teatro e cinema.

Todo o espaço é equipado com rampas e elevadores, que permitem acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

No saguão de entrada do espaço, os visitantes podem contemplar um magnífico painel em concreto do paranaense Poty Lazzarotto, um dos maiores artistas plásticos brasileiros. Esse painel, conhecido como “O Construtor”, foi produzido em 1974 e inaugurado em 1978 e representa um trabalhador da construção civil e seus instrumentos de trabalho.

Galeria Mezanino

A Galeria Mezanino da CAIXA Cultural Curitiba respeita os padrões internacionais de mostras de artes. Desde a década de 90, vem recebendo importantes exposições de grandes nomes das artes plásticas nacional e internacional.

Conjugados à galeria estão o foyer e a ampla sacada, espaços adequados para realização de eventos de abertura.

Localizada no Mezanino da CAIXA Cultural Curitiba, a galeria pode ser acessada pela escadaria ou por um elevador panorâmico, permitindo assim o fácil acesso de pessoas com dificuldades de locomoção.

O espaço conta com técnicos de montagem e desmontagem altamente qualificados para auxiliar nas produções.

Galeria Térreo

A Galeria Térreo da CAIXA Cultural Curitiba localiza-se próximo à recepção do prédio, o que lhe concede grande visibilidade, com características ideais para acomodar exposições com formatos menores ou projetos de Vivências. A Galeria Térreo conta com técnicos de montagem e desmontagem, altamente qualificados para auxiliar nas produções.

Teatro

O Teatro da CAIXA Cultural Curitiba é um dos mais modernos teatros da cidade. Dispõe de equipamentos e recursos cênicos adequados para espetáculos teatrais, de música, dança e projeções audiovisuais. Considerado um teatro intimista, dispõe de 125 lugares, sendo dois para cadeirantes.

É reconhecido regionalmente por sua programação de qualidade. Já se apresentaram no Teatro da CAIXA artistas nacionais e internacionais. Dentre as principais atrações musicais que já pisaram no palco do Teatro estão Elza Soares, Arnaldo Antunes, Zizi Possi, Raul de Souza e Ron Carter, Jair Rodrigues, entre outros, além de peças magistrais como Salmo 91, A Descoberta das Américas, Hedwig, O Filho Eterno, Ausência, entre outros.

O espaço conta com técnicos altamente qualificados para auxiliar nas produções: Técnico de som, técnico de luz, técnico de cenografia, bilheteiros e porteiro.

Horários para montagens, desmontagens e ensaios: das 08 às 18h.

Sala de Oficinas

Localizada ao lado da Galeria Mezanino, a Sala de Oficinas conta com 33 m² de ambiente aconchegante, dispondo de 10 mesas e banquetas para crianças pequenas e 11 mesas e banquetas para o público infanto-juvenil. Ideal para oficinas com no máximo 20 pessoas, contação de histórias e atividades que não exijam espaço com grandes dimensões.

COMO CHEGAR
SIGA A CAIXA CULTURAL CURITIBA

O rascunho foi salvo com sucesso. Você pode acessá-lo em Meus Projetos

<% modal.params.body %>

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

Você pode imprimir o uma cópia da sua inscrição.