Caixa Cultural

Rio de Janeiro

A Caixa Cultural Rio de Janeiro está localizada no edifício-sede da Caixa, na Av. Almirante Barroso, junto à Estação Carioca do metrô.

Inaugurada em 2006, abriga em seus mais de 6.000m² um teatro de arena, dois cinemas, quatro galerias de arte, além de salas de oficinas e ensaios.

A Caixa Cultural já se tornou referência de espaço cultural na cidade do Rio de Janeiro.

Também faz parte da Caixa Cultural o tradicional Teatro Nelson Rodrigues, localizado na Av. Chile.

A programação garante o acesso gratuito às exposições, debates, visitas guiadas, oficinas e afins, e os espetáculos e mostras de cinemas têm preços populares.

Cinema 1

O Cinema 1, localizado no mezanino da Unidade Barroso da CAIXA Cultural Rio de Janeiro, possui acomodações para 81 pessoas, sendo 78 assentos numerados e 3 (três) para cadeirantes.

Cinema 2

O Cinema 2, localizado no mezanino da Unidade Barroso da CAIXA Cultural Rio de Janeiro, possui acomodações para 83 pessoas, sendo 80 assentos numerados e 3 (três) para cadeirantes.

Galeria 1

Com três paredes expositivas construídas em dry wall com sobreplacas em MDF e uma coluna central, a Galeria 1 está situada no piso térreo da Unidade Barroso da CAIXA Cultural Rio de Janeiro.

A Galeria 1 foi inaugurada com a exposição “Fotografia Brasileira Contemporânea”, na qual foi apresentado um rico panorama da fotografia brasileira dentro de uma notável coleção particular. Além desta, destacam-se as exposições de Antonio Parreiras, Magnum 60 Anos, Rico Lins, Ziraldo, entre outras.

Galeria 2

Com quatro paredes expositivas construídas em dry wall com sobreplacas em MDF, a Galeria 2 está apta a receber exposições de grande porte, atendendo a todas as exigências internacionais de segurança, luminosidade e climatização. Está situada no mezanino da Unidade Barroso da CAIXA Cultural Rio de Janeiro.

Galeria 3

Situada na Unidade Barroso da CAIXA Cultural Rio de Janeiro, a Galeria 3 está apta a receber exposições de grande porte, atendendo a todas as exigências internacionais de segurança, luminosidade e climatização. Possui quatro paredes expositivas construídas em dry wall com sobreplacas em MDF e duas colunas centrais. As galerias 2 e 3 foram inauguradas com a exposição retrospectiva “Di Cavalcanti, um Perfeito Carioca”, contendo 110 obras do consagrado artista. Além desta, as Galerias 2 e 3 já receberam as seguintes exposições: Guayasamin, Portinari, Thomas Ender, Tomie Ohtake, Os Caminhos de Fayga Ostrower, Roberto Magalhães, A Gravura Brasileira na Coleção Monica e George Kornis, Eliseu Visconti, Fabulosas Desordens, Renina Katz, Adriano de Aquino, Carlos Garaicoa e Rubem Grilo, entre outros.

Galeria 4

A Galeria 4 está apta a receber exposições de grande porte, atendendo a todas as exigências internacionais de segurança, luminosidade e climatização. Possui quatro paredes expositivas construídas em dry wall com sobreplacas em MDF e duas colunas centrais, e já abrigou exposições de nomes como Lasar Segall, Nuno Ramos, Hildebrando de Castro, além de edições da mostra internacional World Press Photo.

Sala Margareth Nascimento (Margot)

Sala multiuso, com quatro paredes expositivas construídas em dry wall com sobreplacas em MDF, a Sala Margot está apta a receber desde pequenas produções cênicas a exposições de pequeno porte, atendendo a todas critérios de segurança, luminosidade e climatização. Está situada no mezanino da Unidade Barroso da CAIXA Cultural Rio de Janeiro.

Teatro Arena

Situado no mezanino da CAIXA Cultural Rio de Janeiro, o Teatro de Arena tem capacidade para 226 pessoas, sendo que cinco lugares são reservados para cadeirantes. Seu palco é do tipo arena quadrado – o que dá nome ao local – dividindo a plateia em quatro partes, com 84, 55, 50 e 37 lugares em cada uma delas.

COMO CHEGAR
SIGA A CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO

O rascunho foi salvo com sucesso. Você pode acessá-lo em Meus Projetos

<% modal.params.body %>

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

Você pode imprimir o uma cópia da sua inscrição.