A prática de atividades esportivas na infância é fundamental para que as crianças cresçam de forma saudável e que desenvolvam coordenação motora e aspectos sociais, já que a prática de esportes está amplamente ligada ao bem-estar.

Por ser uma das etapas mais importantes da vida e por ser responsável por influenciar totalmente o futuro dos jovens uma infância ativa é essencial. Nela são criadas as primeiras habilidades e descobertas sobre o mundo que vivem.

Pensando em todos os benefícios que a prática de esportes pode proporcionar muitos pais matriculam seus filhos em atividades que eles mais se identifiquem e que melhor proporcionem benefícios. Esportes de luta conquistam um grande publico repleto de meninos e meninas que se animam com o aprendizado, as conquistas que podem obter com o esporte e por uma noção de defesa pessoal.

Dentre as principais escolhas de lutas praticadas pelos pequenos estão:

Jiu Jitsu

Esse esporte possui como características principais imobilização e neutralização do adversário. é conhecida como “arte suave”, onde para se dar bem nele é necessário concentração, observar o cenário, analisar as possibilidades e assim preparar o golpe certeiro. Esse esporte prepara e desenvolve as crianças no quesito dedicação e concentração já que são usados como base da prática dessa atividade.

Muay Thai

Conhecido como boxe tailandês esse esporte concentra seus ensinamentos na postura e nos movimentos que devem ser certeiros. Ele desenvolve a concentração, coordenação motora e a agilidade dos praticantes que na infância possuem energia de sobra. Essa modalidade de luta auxilia em dores nas costas, traz resultados para quem precisa emagrecer e promove uma excelente preparação física.

Boxe

No boxe utilizando apenas os punhos para defesa e ataque o desenvolvimento da coordenação motora das crianças é extremamente bem trabalhado. Os pequenos atletas trabalham a movimentação e velocidade de reação aprimorando também a capacidade cardiorrespiratória.

Fora todos os benefícios ditos acima que são proporcionados pela prática das lutas na infância outros grandes benefícios fazem parte do catálogo de vantagens oferecidos por elas e são eles:

  • Redução dos índices de obesidade: Sendo um dos principais problemas da sociedade a obesidade infantil é facilmente controlada pela prática de esportes e uma alimentação saudável que para muitas crianças isso não faz parte da rotina.
  • Diminuição da ansiedade: As crianças possuem muita energia e essa energia precisa ser gasta de alguma forma. Caso as crianças fiquem ociosas o desenvolvimento de uma ansiedade ou outros tipos de doenças podem ocorrer e atrapalhar o desenvolvimento dos pequenos. Por a prática de atividades físicas liberar endorfina que é um hormônio que promove o bem estar a ansiedade diminui e uma vida com mais qualidade surge.
  • Desenvolver coordenação motora: As crianças precisam de estímulo para se desenvolverem e o desenvolvimento motor tem a mesma necessidade. A prática de esportes na infância é fundamental para isso já que trabalha pontos essenciais como equilíbrio e força que influenciam diretamente no domínio do corpo, movimentos e habilidades de todos.

A prática tanto de lutas como outros esportes na infância traz inúmeros benefícios e grandes diferenças na vida adulta que esta por vir para todos os jovens, tornando ser assim uma coisa tão essencial a ser aplicada na rotina dos menores.